A gente vai iniciar hoje uma nova sessão: o Curta +. O quadro é sobre - melhor se sentarem - curtas, e nele vamos compartilhar com vocês curtas que achamos interessantes, antecedidos por um pequeno texto introdutório, no qual mostraremos o porquê do curta despertar tanto interesse em nós, iniciando às vezes uma discussão sobre o mesmo.
Enjoy it!
Dans le Noir du Temps, por Jean-Luc Godard
O curta está presente no filme Dez minutos de Vida – O Violoncelo, e é, sem sombras de dúvidas, tão belo quanto perturbador e mostra, em seus dez minutos, o que é necessário fazer vista grossa para perceber nas outras obras do diretor: o quanto sabe manusear com naturalidade as palavras, imagens, músicas e especialmente a montagem de tal forma que desperta no espectador as mais variadas emoções, - tudo ao mesmo tempo. Como não poderia deixar de ser, a marca registrada do diretor está bem visível ao usar recortes em toda a sua duração, apresentando uma narrativa (aparentemente) não-linear, usando principalmente cenas de vários dos seus filmes, como Le Petit Soldat, Vivre sa Vie e Notre Musique. É uma ótima pedida para quem gosta de decifrar as mensagens do diretor.
Melancólico, poético, filosófico, intrigante... assista e tire suas próprias conclusões.
As 7 mortes de Pedro, o menino que coleciona crânios de vacas, por Fabrício Brambatti
Para começar o Curta + com chave de ouro, segue um maravilhoso curta-metragem idealizado e dirigido por Fabrício Brambatti, mais conhecido como Urso morto (codinome que surgiu a partir dos seus desenhos iniciais de um urso morto), que retrata a vida de Pedro: menino do sertão do Ceará que coleciona crânios de vacas. Mostrando o lado cruel da realidade de uma região (como muitas outras) onde as condições de vida são precárias e onde o ser humano é dito insignificante.
Analfabeto, órfão de pai e filho de mãe alcoólatra, Pedro idealiza a teoria das 7 mortes, onde acredita que é possível morrer de 7 motivos: vingança, doença medonha, cachaça, suicídio, trabalho, mal triste e de velho.
Intenso, poético e impactante, possui uma fotografia singela e muito bonita. Daquele tipo de filme que fica engasgado na garganta e, como eu já ouvi alguém dizer, demora pra ser assimilado diante da realidade mostrada de forma tão
Espero que gostem da indicação... esse é com certeza um dos meus curtas favoritos. Para conhecer outros trabalhos do Urso morto, que tem a morte como tema central de suas obras, clique aqui .
"O amor será eterno novamente. É o Juízo Final, a história do bem e do mal. Quero ter olhos pra ver, a maldade desaparecer."